3 Razões para visitar as Serras Gaúcha e Catarinense

30/08/2021

Com vocação para o turismo, as Serras Gaúcha e Catarinense são conhecidas por suas encantadoras belezas naturais e por proporcionar aos seus visitantes um pedacinho da Europa, seja pelo clima mais ameno (com possibilidades de neve durante o inverno), pela arquitetura (advinda da colonização alemã e italiana) ou ainda pela diversidade de parques e atrações.

Há ainda uma ótima infraestrutura, com vastas opções de hotéis, restaurantes, passeios e transportes prontos para atender a todos os gostos.

Conheça razões para visitar as Serras Gaúcha e Catarinense com a HT Moto Turismo na sua próxima viagem:

Belezas naturais

Esta é, sem dúvidas, a primeira razão para você querer visitar as serras.

A Serra Catarinense possui paisagens que figuram entre as mais belas do Brasil e do mundo!

A Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra, é a mais desejada para quem viaja de moto. São mais de 300 curvas durante o percurso, além de cachoeiras e vegetação abundante. Também é possível ver o Cânion do Funil, que fica à esquerda da Serra do Rio do Rastro, com uma altitude de 1.590 metros e uma vista de tirar o fôlego. No trajeto, outro belo destino é Urubici. A cidade fica num vale plano a 915 m de altitude, rodeado de montanhas. Nelas se espalham as belas atrações naturais, como o Morro da Igreja, a 1822 m de altitude e a Cascata do Avencal.

Como não podia ser diferente, a Serra Gaúcha concentra uma natureza surpreendente!

Em Canela, o Parque Caracol possui 25 hectares de extensão. Lá, o cartão-postal da cidade fica por conta da Cascata do Caracol, com uma queda livre de 131 metros de altura. Uma escada ecológica com 927 degraus leva os visitantes até a base da cachoeira. Há ainda opção de bondinho e trilhas para apreciar a paisagem. Em Gramado, a atração fica por conta do Lago Negro. Cercado pela vegetação, é possível percorrer o Lago de pedalinho ou ainda se refugiar nos bancos para contemplar a beleza local.

Arquitetura

Parada obrigatória do tour pela Serra Catarinense, está Blumenau. Fundada em 1850 por imigrantes alemães, a cidade é famosa por conservar sua arquitetura típica: as casas coloniais, em estilo enxaimel, que transportam os turistas para o país europeu. Não é à toa que Blumenau é lar da Oktoberfest no Brasil, a segunda maior festa da cerveja do mundo, atrás apenas da original, em Munique, na Alemanha. 

Um dos principais motivos pelos quais as cidades de Gramado e Canela chamam a atenção de seus visitantes, deve-se ao estilo de arquitetura que caracteriza suas construções. Os telhados, as técnicas adotadas para a edificação, as cores e as formas lembram regiões montanhosas e dos alpes europeus. Com ar bucólico e atmosfera romântica, as construções contribuem para tornar a paisagem de serra ainda mais charmosa e encantadora.

Em Gramado, além das casas, há a Igreja do Relógio, um centro religioso que possui uma torre com um relógio e que é avistado por toda a cidade e fica na avenida principal, repleta de atrações.

Na cidade vizinha, em Canela, a Igreja de Pedra – Matriz Nossa Senhora de Lourdes é uma atração à parte.

Já no Castelinho Caracol, que fica no caminho do Parque do Caracol, a arquitetura da casa-museu é centenária e chama a atenção pois não tem nenhum prego em sua construção. O local serve de museu, com todo o mobiliário e ferramentas dos colonizadores.

Parques temáticos

Mesmo quem já passou da infância, volta a ser criança com as opções de parques temáticos na Serra Gaúcha.

Alpen Park: com atividades mais radicais envoltas de uma bela paisagem verde, o destaque do passeio é o trenó, que tem uma descida livre pelo vale, com curvas acentuadas e muita emoção, e a tirolesa com 190 m de extensão e 50 m de altura.

Terra Mágica Florybal: ideal para crianças de todas as idades e possui atrações como o cinema em 7D, território dos dinossauros, minifazenda de cacau, aldeia dos índios e outras atividades.

Snowland: é o primeiro parque de neve indoor de todas as Américas e recria um vilarejo alpino, com esqui, snowboard, patinação no gelo, tobogã e muito mais.

Mini Mundo: com miniaturas de vários pontos famosos do mundo todo, com cenas diferentes para as crianças procurarem em cada cenário.

GramadoZoo: há mais de 1200 animais de 250 espécies da fauna brasileira, com direito a visitas noturnas.

Dreamland: conta com o primeiro museu de cera da América Latina que conta com mais de 100 peças. Há ainda outras atrações como o Harley Motor Show, Super Carros, Hollywood Dream Cars e o Vale dos Dinossauros.

Mundo à Vapor: os visitantes encontram réplicas de máquinas que costumavam funcionar a vapor, como uma fábrica de papel, uma olaria, uma ferraria, entre outras.

Skyglass: é uma plataforma de vidro com mirante e o brinquedo que ganhou o nome de Abusado. Ambas atrações têm vista exuberante e de tirar o fôlego do Vale da Ferradura e do Rio Caí a 360 metros de altura.

Acquamotion: é a mais recente atração de Gramado. É também o primeiro parque aquático indoor da América do Sul, com ambientes climatizados e piscinas com águas termais naturais.

Motivos e experiências não irão faltar para você conhecer o nosso tour pelas Serras Gaúcha e Catarinense!

Próximo tour: 01/10 a 09/10.

Garanta a sua vaga: https://htmototurismo.com.br/viagem/serras-gauchas-e-catarinenses-out21