Viagem de moto no verão: como lidar com o calor

30/11/2020

Você já está planejando sua viagem de moto para as férias de fim de ano? Dependendo do destino escolhido, as altas temperaturas da estrada podem deixar o trajeto mais difícil, principalmente para pilotos menos experientes.

Para aproveitar ao máximo suas férias, confira essas dicas para lidar com o calor durante sua viagem de moto no verão!

Roupas adequadas

Uma boa jaqueta, luvas e botas são essenciais para que a viagem seja agradável. Inclusive no calor, boas roupas são responsáveis por te manter aquecido, já que o vento pode influenciar na sensação térmica durante a viagem.

Peças de couro, como jaquetas, luvas impermeáveis e botas são ótimos investimentos e podem ser utilizados tanto no inverno quanto no verão.

Para as temperaturas mais altas, escolhas roupas térmicas específicas para o verão. Existem luvas, calças, jaquetas e até capacetes com canais de ventilação especiais para manter a temperatura corporal agradável durante a viagem. Camisetas com proteção UV também são boas opções para os dias mais ensolarados.

Além do bem-estar, roupas adequadas podem te proteger em caso de quedas e acidentes. Mesmo que esteja um sol de rachar, jamais pilote de sapatos abertos, como chinelos e sapatilhas, e prefira utilizar um casaco do estilo corta-vento, mesmo que seja mais leve, para proteger os braços e tronco.

Usar um buff para proteger o cabelo e evitar o contato direto com o capacete, que faz com que os fios fiquem oleosos e embaraçados, também é uma boa dica, tanto para mulheres quanto para homens. O buff é uma espécie de lenço que cobre toda a cabeça e deixa só o rosto de fora. Nas paradas, ele ainda pode ser usado como tiara, lenço ou cachecol. 

Hidratação e alimentação

Viajar de moto no verão por muito tempo pode causar desidratação, devido ao vento e às altas temperaturas. Para evitar que isso aconteça, parar para se recuperar é importantíssimo! 

Aproveite para tomar uma água e esticar o corpo. Alimentar-se e manter-se hidratado é fundamental para ter boa disposição. Prefira opções leves, como frutas e sanduíches.

Escolha o horário

Se o trajeto for longo, prefira começar a viagem cedo, antes de o sol atingir o pico e elevar as temperaturas, o que acontece mais perto do horário do almoço. De tarde, depois das 16 horas, o sol também já está mais ameno, deixando a temperatura do ar mais agradável para continuar sua viagem de moto.

Esteja sempre prevenido

Em alguns locais do país, o verão é época de chuvas e temporais. Para que você não seja pego de surpresa na estrada, sempre leve consigo uma capa de chuva e acessórios impermeáveis, como luva e protetor de calçados.

E não esqueça do protetor solar!

Para mais dicas para sua viagem de moto no verão, acesse nosso blog!