Confira como foi a viagem da HT para as Serras!

01/06/2021

9 dias e 2.021 km percorridos pelas serras mais encantadoras e frias do Brasil

Com um coquetel de boas-vindas ao grupo, abrimos oficialmente o roteiro Serras Gaúchas e Catarinenses.

As motocicletas revisadas e seguradas, garantem uma viagem muito mais tranquila e sem imprevistos. Com um pequeno grupo, organizamos um bate-volta pela Estrada da Graciosa até Morretes para provar o tradicional barreado. Com origem na época do Brasil Império, o prato começou como característica própria da cidade, sendo consolidado através do tempo como símbolo maior da identidade da gastronomia paranaense.

Partindo da capital paranaense, chegamos a Blumenau, em Santa Catarina. Típica cidade alemã onde ocorre a Oktoberfest. Degustamos as excepcionais cervejas regionais e o famoso Eisbein com Sauerkraut (joelho de porco com chucrute). Blumenau faz parte do Vale Europeu. A região tem esse nome por estar cercada de montanhas e vales que percorrem o Rio Itajaí Açú, fluvial de grande importância para o Estado.

Além disso, a região é fruto da colonização de imigrantes do velho continente, principalmente alemães e italianos. Por isso, preserva até hoje os costumes de seus antepassados, seja com a dança, a culinária, a agricultura, as festas e comidas típicas e até mesmo alguns dialetos.

Em Pomerode (conhecida por ser a cidade mais alemã do Brasil), fizemos uma parada para o almoço e comer um maravilhoso marreco assado.

No quarto dia da viagem o grupo seguiu pela famosa e sinuosa estrada da Serra do Rio do Rastro que fica a 1.500 m de altitude.

Paisagens únicas e vistas de tirar o fôlego

Além da vegetação abundante, cachoeiras, grutas e cânions, a rodovia é considerada como uma das mais bonitas do mundo e também um dos melhores passeios de moto que o grupo já fez, afinal, são mais de 300 curvas durante o percurso.

Saindo do Vale do Itajaí, chegamos a Urubici, a região mais fria do país. Paradas no Morro da Igreja e Pedra Furada e uma paisagem impressionante.

A aproximadamente 450km, continuamos pelas belíssimas estradas em direção às queridas Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Durante dois dias, o grupo pode conhecer toda a beleza e charme das duas cidades. Consideradas como ‘um pedacinho da Europa’ no sul do Brasil, Gramado e Canela têm várias opções de atividades ao ar livre, parques temáticos, museus e restaurantes com diversas opções gastronômicas como a fondue e os chocolates.

A novidade foi o passeio pela recente atração Skyglass, em Canela. Uma plataforma de vidro com mirante e o brinquedo que ganhou o nome de Abusado. Ambas atrações têm vista exuberante e de tirar o fôlego do Vale da Ferradura e do Rio Caí a 360 metros de altura.

Apaixonados por vinhos

Quem viaja para o sul não pode deixar de apreciar o Vale dos Vinhedos. Lá visitamos as duas das mais importantes vinícolas do estado que são a Miolo e a Casa Valduga. Para amantes de um bom vinho e de espumantes, foi um passeio de experiências e sabores sem iguais.

Após pernoitar em Porto Alegre, o destino foi a Ilha Mágica, Florianópolis. Essa foi a maior etapa em trajeto, mas seguimos por uma rodovia segura e duplicada, cerca de 470km. Foram dois dias na aprazível cidade litorânea e turística, conhecida por suas praias paradisíacas e águas cristalinas.

Estivemos também no Restaurante DONNA. Passamos em Santo Antônio de Lisboa para um almoço, além de rodar de moto pela Lagoa da Conceição. Em Balneário Camboriú, um encontro com amigos na HD POINT.

No último trajeto, de volta a Curitiba, não poderíamos deixar de compartilhar todas as experiências proporcionadas pelo incrível roteiro das Serras Gaúcha e Catarinense organizado pela HT Moto Turismo e, claro, preparar as malas para o próximo roteiro!

Quer saber qual será a próxima viagem? Confira os roteiros que esperam por você.

https://htmototurismo.com.br/viagens