Vai viajar de moto? Confira algumas dicas que a HT preparou pra você!
30/09/2021
Alguns detalhes precisam ser planejados para garantir uma viagem segura e prazerosa
Uma viagem de moto tranquila e segura começa no planejamento. Por isso, itens essenciais como documentos pessoais e o da moto precisam estar na bagagem.
Outro detalhe para quem deseja pegar a estrada é fazer uma pesquisa sobre o destino. Se você não conhece bem o caminho que vai percorrer, hoje os smartphones e GPSs são ótimos aliados para guiar o trajeto. Portanto, verifique se a bateria está 100% carregada, se a internet está funcionando e se você tem como realizar uma chamada em caso de emergência.
Ao contrário dos carros, onde há espaço de sobra para levar as malas, viajar sobre duas rodas exige levar somente o essencial. Nada de muitas roupas e calçados, por exemplo. Além de ajudar a economizar combustível, evitar o desgaste dos pneus e facilitar nas manobras, sobra um espaço para trazer algumas lembranças dos locais visitados.
Evite carregar uma mochila pesada nas costas por horas na estrada. Ao invés disso, instale em sua moto alforjes ou malas laterais para facilitar o transporte de bagagem em viagens mais longas. Trate de deixar a bagagem bem presa para que não se solte durante as curvas.
Leve camisas, calças, bermudas e roupas íntimas, óculos de sol, meias, chinelo, assim como itens de higiene pessoal. Para utilizar na viagem, é recomendado calça jeans, pela resistência, e camiseta com tecido do tipo dry, porque é confortável e facilita a transpiração.
Se você pretende descansar nas paradas e não gastar dinheiro, procure levar alimentos leves como barra de cereal, frutas secas e água.
Mas a principal dica para priorizar o que levar na viagem de moto é se fazer a seguinte pergunta: será que eu realmente preciso disso? Com certeza, te ajudará a levar apenas o essencial.
Algumas ferramentas, caso você entenda de mecânica, podem ajudar. Por isso, invista em kits básicos, que não ocupem espaço e sejam leves, caso algum incidente aconteça no percurso.
Falando em mecânica, separamos algumas dicas antes de rodar com o moto:
Revisão
É recomendado que a moto seja enviada para uma revisão com antecedência. Essa é a melhor maneira de ter 100% de certeza que a moto está em boas condições de pegar a estrada.
Pneus
Uma dica importante está relacionada aos pneus da moto. Verifique a calibragem e se já não está na hora de realizar a troca. Se você os trocou há pouco tempo e vai pegar a estrada, tome muito cuidado. Se o pneu for novo, ele virá com camada de proteção que é bastante escorregadia.
Sistema de transmissão
Cuidado com o sistema de transmissão da moto. Se você vai se aventurar em uma viagem na qual vai rodar entre 200 e 300 quilômetros em um clima chuvoso, leve um produto de lubrificação para aplicação.
Sistema elétrico
Leve fusíveis e lâmpadas reservas na viagem, afinal ninguém pode prever que uma luz queime durante a noite, por exemplo.
Para aqueles que optam em viajar com a HT Mototurismo, cada detalhe é planejado e pensado para oferecer segurança, prevenir imprevistos e garantir o conforto dos nossos clientes. Por isso, todos os nossos tours são acompanhados por carro de apoio e guia, seguro da moto e seguro saúde dos viajantes, kit de viagem com colete de segurança, abastecimento, pedágios e estacionamentos e em alguns tours, moto reserva.
Viu como é muito mais prático quando você conta com uma agência especializada para planejar a sua viagem? Para o seu próximo destino, fale com a HT Mototurismo.