Conheça 5 curiosidades sobre os Alpes

20/12/2022

Poucos lugares no mundo estão tão presentes no imaginário coletivo quanto os Alpes. Ao longo da história, numerosos filmes, livros e músicas foram inspirados pelas cadeias montanhosas e quem as visitou, garante que a região é uma das mais belas de todo o planeta.

Para aqueles que ainda não conhecem os Alpes, a HT Mototurismo surge com a oportunidade perfeita. A partir de um roteiro cuidadosamente selecionado, a viagem oferece paisagens de tirar o fôlego, aliadas com o gosto por aventura característico dos apaixonados por motos.

Preparados? Conheça as 5 principais curiosidades sobre a região dos Alpes que farão você se programar para nossa próxima viagem!

 

O que você precisa saber sobre os Alpes!

“Alpes” é o nome coloquial dado para uma das cadeias de montanhas mais altas do mundo. Ela se estende pela Áustria, Itália, Suíça, Alemanha, França, Liechtenstein, Mônaco e Eslovênia, com pontos turísticos importantes em cada um desses países.

Diferentes roteiros de turismo aos Alpes existem, considerando principalmente os interesses dos visitantes. Por isso, para esse blog, as curiosidades que listamos levam em conta o nosso roteiro, com foco nas aventuras que nos esperam pelas estradas da região montanhosa europeia.

Agora, vamos às curiosidades dos Alpes!

 

1 – Os Alpes e as artes

Entre os mais diversos tipos de mídias audiovisuais e literárias, é incontável o número de trabalhos artísticos inspirados ou diretamente executados nos Alpes.

Desde a invenção do cinema, por exemplo, a cadeia montanhosa ganha especial destaque e protagonismo.

O filme silencioso francês “La Roue”, lançado em 1923, é talvez a primeira obra cinematográfica sobre a região. O foco da história são os trabalhadores ferroviários da parte francesa da cadeia de montanhas, com especial destaque dado para o Monte Branco.

Ainda sobre o Monte Branco, o filme alemão Storm Over Mont Blanc (1930) e o francês Malabar Princess (2004) também retratam o lugar. O mesmo vale para as obras literárias Manfred (1816) e o segundo livro da série Alex Rider, Point Blanc (2001).

 

2 – Monte Branco, a mais alta montanha dos Alpes

Aproveitando o gancho, o Monte Branco merece um destaque próprio. A montanha é a mais alta dos Alpes e a segunda maior de toda a Europa, perdendo somente para o Monte Elbrus.

No seu ponto mais alto, ela alcança a altitude de quase 5 mil metros acima do mar. Agora, imagine conhecer esse gigante pessoalmente e perder o fôlego com essa vista!

As duas principais localidades junto ao Monte Branco são as comunas de Courmayeur e Chamonix. Localizadas na Itália e na França, respectivamente, elas são uma atração à parte e, naturalmente, a região onde se encontra o Monte Branco é um ponto turístico muito popular!

 

3 – Montanhas Dolomitas e sua importância para a geologia

Outra curiosidade dos Alpes são as grandiosas montanhas Dolomitas!

Em 1791, o geólogo e mineralogista francês, Déodat Gratel de Dolomieu, escreveu sobre uma rocha que tinha descoberto. Anos depois, o mineral veio a receber o nome de “dolomita”, em sua homenagem. Como você pode deduzir, é daí que vem o nome das Montanhas Dolomitas.

A cadeia de montanhas se localiza no norte da Itália, com picos que passam dos 3 mil metros de altitude. Considerando a sua beleza natural e importância para a história da geologia, a UNESCO declarou as Montanhas Dolomitas como Patrimônio Mundial em agosto de 2009.

 

4 – Nice, Patrimônio Mundial da UNESCO

Com um lugar especial no coração dos nossos viajantes, a cidade de Nice, capital dos Alpes Marítimos, nos encanta de todas as formas.

Cheia de altos e baixos, com lindas praias de águas profundas e montanhas que somem da vista, a cidade litorânea também é um de nossos destinos especiais!

Carregando o título de Patrimônio Mundial em 2021, Nice é a segunda cidade com maior capacidade hoteleira do país e a quinta mais populosa, sendo considerada um dos destinos mais populares da França.

A sua importância para os Alpes reside no fato de que Nice é a capital do departamento dos Alpes Marítimos. A cordilheira com esse mesmo nome faz parte dos Alpes, limitando a cadeia de montanhas no seu extremo sul e fazendo parte de dois países, França e Itália.

 

5 – Passo Susten e Passo Sella e suas paisagens deslumbrantes

Consegue imaginar um túnel de 300 metros que cruza as montanhas dos Alpes Suíços? Esse é o Passo Susten, uma das passagens mais bonitas dos Alpes!

A sua construção foi iniciada em 1938 e finalizada somente em 1945, coincidindo com o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Passo Sella, por outro lado, faz parte da Itália. Como caraterística notável, a passagem é uma das etapas da Maratona dles Dolomites, uma das maiores e mais famosas corridas de bicicleta do mundo e já possui mais de 34 edições, atraindo ciclistas de todo o mundo!

Acho que deu para perceber que nosso roteiro aos Alpes ficará para sempre na memória. Para que você não fique de fora dessa aventura, a HT Mototurismo preparou um mega roteiro para você em 2023. Confira alguns dos principais destaques:

  • Cruzar a Áustria e subir os Alpes Austríacos
  • Curtir bastante Veneza, cidade com mais de 1800 anos
  • Fazer compras em Nice e aproveitar suas ruelas

 

São 15 dias e 12 noites visitando a França, Itália, Áustria, Suíça, Alemanha e o Principado de Mônaco! Vai perder essa aventura?

Se essas curiosidades despertaram o seu interesse, não hesite em participar da trip de 2023. Entre em contato com a nossa equipe!