Dicas de primeiros socorros para motociclistas

28/09/2020

Durante uma viagem, o que a gente mais quer é aproveitar e se divertir, não é mesmo? Mas infelizmente, precisamos lembrar que acidentes envolvendo veículos, principalmente motos, são comuns e podem acontecer em qualquer lugar. Para que você esteja minimamente preparado para agir nessas situações de risco, separamos algumas dicas de primeiros socorros para motociclistas. Confira:

Prevenção em primeiro lugar

Antes de pegar a estrada, esteja preparado caso precise enfrentar uma situação envolvendo um acidente. Kit de primeiros socorros, telefones úteis, documentos e contatos de emergência são alguns pontos fundamentais na preparação da viagem. Veja como preparar cada um deles:

Kit de primeiros socorros:

Para não ocupar espaço na bagagem, o kit de primeiros socorros para motociclistas precisa ser pequeno e eficiente. Alguns itens essenciais são: band-aid, gases, água oxigenada, pomadas para queimaduras, anti-inflamatórios e analgésicos. Principalmente em viagens internacionais, os remédios são importantíssimos, já que em alguns países pode ser mais difícil conseguir medicação sem receita médica.

Telefones úteis:

Tenha na agenda do seu celular os telefones úteis dos lugares por onde você vai passar. Confira alguns:

Brasil:

190 – Polícia Militar

192 – Samu

193 – Corpo de Bombeiros

191 – Polícia Rodoviária Federal

Estados Unidos:

911 – Emergências

Europa:

112 – Emergências em qualquer país da União Europeia

Documentos e contatos de emergência: 

A identificação da vítima é um ponto fundamental para contactar familiares e amigos. Por isso, sempre tenha no bolso uma cópia de seu passaporte ou RG. Isso facilita a localização caso sua carteira ou mochila sejam perdidas.

Junto com o documento, você pode anexar um papel com alguns números importantes, como seus pais, filhos ou amigos. Assim, os socorristas irão saber para quem ligar, mesmo que seu celular tenha senha ou tenha estragado no acidente.

No celular, ative a opção contatos de emergência. Em alguns modelos, você também pode configurar sua ficha médica, com informações sobre alergias, tipo sanguíneo, doenças existentes etc. 

Avalie a situação e aja com calma

Diversos tipos de acidentes podem acontecer durante uma viagem de moto: atropelamentos por outros veículos ou de pedestres, batidas e quedas estão entre os mais comuns. Para cada um deles, é necessário avaliar a situação para saber como agir e realizar os primeiros socorros. Mas principalmente: mantenha a calma em um primeiro momento e acione o socorro o mais rápido possível.

Motociclista caído: se o motociclista estiver caído, o primeiro passo é verificar se ele está consciente. Se sim, mantenha-o acordado, conversando, mas em hipótese alguma tente ajudá-lo a levantar. O ideal é ficar na mesma posição até a chegada do socorro, evitando complicações. Evite mexer no corpo e, principalmente, na cabeça e no pescoço da vítima.

Membros quebrados: se a vítima está consciente e percebe que quebrou um membro, como braço ou perna, o ideal é não mexer naquela parte do corpo, especialmente em casos de fraturas expostas. Mantenha a vítima sentada ou deitada e imobilizada até a chegada das autoridades.

Sangue: em caso de perda de sangue ou hemorragia, é fundamental estancar o sangue da vítima o mais rápido possível. Para isso, utilize uma peça de roupa limpa ou, de preferência, virada do avesso e pressione o local por onde o sangue está saindo. Nessa hora, cuide ao máximo para não entrar em contato com o sangue da vítima, já que diversas doenças podem ser transmitidas dessa maneira. 

Remoção do capacete: esse é um ponto de extrema importância nos primeiros socorros para motociclistas. A remoção do equipamento de segurança por outras pessoas pode machucar ou até piorar o estado do acidentado, principalmente em casos de batidas de cabeça. O ideal é esperar que os socorristas realizem a remoção adequadamente. 

Mesmo em casos em que o motociclista está consciente e consegue tirar o capacete sozinho, o recomendado é não fazer isso e aguardar o socorro. Se o motociclista estiver caído, apenas abra a viseira do capacete para facilitar a entrada de ar e a comunicação.

Acesse nosso blog para outras dicas para suas viagens de moto!