Roteiros Incríveis: Alpes Europeus de moto

30/11/2020

Você vai cansar de perder o fôlego com as paisagens cinematográficas desses cinco países belíssimos: Alemanha, Suíça, França, Itália e Áustria!

Nesse roteiro incrível que a HT te leva, vamos passar 15 dias pilotando pelas mais belas cidades alpinas do velho continente. Confira como é viajar pelos Alpes europeus de moto!

Destino

Os Alpes formam a maior cadeia montanhosa da Europa, e se estendem desde a Áustria Eslovênia e Hungria, passando pelo norte da Itália, Suíça e Liechtenstein, atingindo o sul da Alemanha e sudeste da França.

O famoso Mont Blanc, conhecido como topo da Europa, faz parte dos Alpes, e está localizado na fronteira da França e Itália. Inclusive é possível atravessar de um país para outro a bordo de um teleférico: de Chamonix, na França, até Pointe Hellbronner, na Itália.

Destino comum de esquiadores e fãs dos esportes de inverno, as principais cidades da montanha são a francesa Chamonix e a italiana Courmayeur.

Roteiro

Confira algumas cidades que visitamos em nossa viagem pelos Alpes europeus de moto!

Thun – Suíça

Considerada uma das cidades mais bonitas do roteiro alpino, Thun é uma pequena comuna suíça à beira do lago Thunersee. Um das principais atrações é o castelo de Thun, construído na alta Idade Média, por volta de 1200, e a Igreja ao lado, datada de 1300. Do alto da torre do castelo, é possível ter uma vista privilegiada da cidade.

Além da parte histórica, a paisagem de Thun por si só já é um atrativo. Árvores e construções coloridas emolduram o lago azul no centro da cidade, atraindo moradores e turistas para o ar livre no verão ou no inverno. 

Konstanz – Alemanha

Localizada no sul da Alemanha, à beira do maior lago do país, o Konstanz, a cidade de mesmo nome é a maior da região. Conhecida hoje por ser uma cidade universitária, Konstanz também teve sua importância no passado, já que o lago fazia parte da rota comercial entre França, Itália e Leste Europeu do século XI ao XIV. 

No centro histórico, é possível apreciar a arquitetura medieval em diversos prédios, como o atual Conselho da cidade, construído no final do anos 1300 para servir de armazém. 

Em Konstanz, não deixe de provar a cerveja local, Ruppaner, e o schnitzel, prato típico da culinária alemã feito com carne de porco empanada.

Nice – França

Apesar de não estar nos Alpes europeus, Nice, no sul da França, vale uma paradinha nesse roteiro!

A cidade litorânea na região da Côte D’Azur é considerada, por muitos, uma das mais bonitas do país. Apesar da praia de pedrinhas, não tão confortável para banhos de sol, as águas azuis, ambiente mediterrâneo e arquitetura histórica encantam mais de quatro milhões de turistas anualmente, franceses e internacionais.

Chamonix – França

Chamonix é um dos principais destinos para praticantes de esqui do mundo todo, e também a principal cidade do Mont Blanc, a montanha mais alta dos Alpes europeus.

Devido à temperatura, é possível encontrar neve mesmo no verão, o que possibilita a visita durante o ano todo. Inclusive é no verão que a maior parte dos turistas procura o Mont Blanc para subir na Aiguille du Midi, uma espécie de museu e mirante a 3.842 metros de altura. Uma vista de tirar o fôlego!

Veneza – Itália

Assim como Nice, Veneza não está nos Alpes, mas vale a visita pela proximidade com a rota!

Veneza é uma cidade composta por 119 mini ilhas, com mais de 400 pontes que fazem a ligação entre elas. Fundada durante a invasão bárbara ao Império Romano, nos primeiros séculos depois de Cristo, Veneza desempenhou um papel fundamental na economia do continente durante os séculos IX e X, conquistando territórios que se estendiam até a Grécia.

Em Veneza, é possível aprender sobre os maiores momentos da história europeia, desde a Idade Antiga, sob o domínio dos Romanos, passando pela Idade Média, com as guerras travadas contra o Império Otomano e a Peste Negra, até Idade Moderna, marcada pela Revolução Francesa. 

Em 2022, vamos juntos nessa aventura! Confira o vídeo da nossa última viagem pelos Alpes europeus de moto:

Se você se apaixonou por essas cidades, não deixe de conferir nossas próximas saídas!