Roteiros incríveis: Sul do Brasil de moto
18/12/2020
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é quase impossível não encontrar um roteiro de viagem para cada gosto. Os estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reúnem belas paisagens, que vão das montanhas da serra até o litoral, gastronomia típica, arquitetura colonial, bons vinhos e muita história.
Por isso, nosso primeiro roteiro nacional não poderia ser outro! Confira os destaques deste roteiro incrível que a HT te leva: Sul do Brasil de moto!
O destino
Uma das principais características da região Sul é a presença da influência europeia na construção das cidades, na cultura e também na gastronomia. Destino de imigrantes italianos, poloneses, ucranianos, alemães e japoneses durante o período colonial e pós-Guerras, os três estados contam com diferentes traços e tradições históricas que persistem até hoje: nas cidades turísticas da rota europeia, como Gramado e Blumenau, construções típicas alemãs dão um charme a mais, atraindo turistas de todos os lugares. Isso sem falar da gastronomia típica de cada local.
A região Sul também é lembrada por ser a mais fria do país, já que no inverno, as temperaturas negativas são comuns. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura já registrada no Brasil foi de -11,6°C, em Xanxerê, cidade no Oeste de Santa Catarina, em 1945.
O Roteiro
Além das cidades, um dos destaques deste roteiro são as estradas! A Serra do Rio do Rastro, na Serra Catarinense, é uma das mais famosas do Brasil, e destino de motociclistas de todos os estados. Famosa pelas curvas acentuadas, a estrada é cravada na montanha, a mais de 1500m de altitude, e ao mesmo tempo, apenas 50 km do litoral. Durante o passeio, não deixe de aproveitar os mirantes para registrar esse momento em fotos e vídeos.
Confira por onde vamos passar na nossa viagem de moto pelo sul do Brasil!
Curitiba
A capital paranaense é nosso ponto de saída para essa viagem. Curitiba é considerada a capital mais gelada no país, mas não se engane: no verão, as temperaturas podem passar dos 30ºC.
A maior cidade da região Sul, com quase 2 milhões de habitantes, incluindo a Região Metropolitana, conta com diversas opções para todos os tipos de turistas! São mais de 30 parques e bosques para aqueles que preferem atividades ao ar livre. No Jardim Botânico, é possível passear pelos jardins inspirados no Palácio de Versailles, na França, enquanto no Barigui, o forte são os passeios a pé e de bicicleta.
Para quem gosta de história e arte, a capital também conta com diversos museus e galerias abertas ao público. O Museu Oscar Niemeyer, carinhosamente apelidado de Museu do Olho, é um dos principais pontos turísticos da cidade, tanto pelas exposições quanto pela arquitetura pouco convencional.
Na gastronomia, o bairro de Santa Felicidade encanta pela diversidade de restaurantes italianos, herança dos imigrantes que se fixaram na região.
Blumenau
Fundada em 1850 por imigrantes alemães, Blumenau é famosa por conservar sua arquitetura típica: as casas coloniais, no em estilo “enchaimel”, transportam os turistas para o país europeu. Não é à toa que Blumenau é lar da Oktoberfest no Brasil, a segunda maior festa da cerveja do mundo, atrás apenas da original, em Munique, na Alemanha.
Assim como nas construções, a tradição alemã também está fortemente presente na gastronomia. Dos pratos típicos, não podemos deixar de citar o schnitzel, carne bovina empanada, e o eisbein, joelho de porco acompanhado de chucrute. As cervejarias também têm seu lugar de destaque na cidade catarinense. O chope tipo weiss, feito de trigo, é especialidade da região.
Florianópolis
Primeiramente ligada ao continente pela ponte Hercílio Luz, hoje desativada para carros e aberta somente para pedestres, a Ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, é destino de turistas do Brasil e do mundo inteiro, principalmente de nossos vizinhos uruguaios e argentinos.
Com praias calmas, badaladas, boas para o surf ou férias com a família, Florianópolis combina o melhor do litoral com a infraestrutura de uma cidade grande. Diversos restaurantes, shoppings, bares e baladas também fazem parte do programa turístico.
No século XVIII, Florianópolis era chamada de Vila de Nossa Senhora do Desterro e, por isso, no Centro Histórico, também é possível encontrar construções típicas, como o Forte Santa Cruz de Anhatomirim.
Gramado
Chamada de “Suíça Brasileira”, essa pequena cidade no Rio Grande do Sul é rica em opções turísticas para todos os gostos: desde jantares românticos com fondue e vinho para os casais, até o GramadoZoo, com espécies ameaçadas de extinção, e diversos parques temáticos, como a Snowland, que imita uma estação de esqui com neve, e o Mini Mundo, que replica pontos turísticos de países do mundo inteiro em versão miniatura.
Em Gramado, o chocolate também é uma das principais atrações. No inverno, o chocolate quente predomina, enquanto, no verão, é possível apreciar as versões mais frescas como milk shake, doces e até mesmo o fondue de chocolate.
Canela
A apenas 7 km de distância de Gramado, Canela conta com fortes influências dos colonos alemães do século XIX. Os chalés em estilo bávaro e a Catedral de Pedra no estilo gótico, transportam o turista para meados dos anos 1800.
Assim como Gramado, Canela também é rica em opções de lazer. A Cascata do Caracol, com seus 131 metros de altura, é umas das principais atrações da cidade. No Parque Estadual da Ferradura, a recém inaugurada Skyglass atrai os turistas mais aventureiros: a passarela de vidro está a 360 metros de altura, proporcionando uma vista inesquecível da região.
Vale dos Vinhedos
E já que estamos no Rio Grande do Sul, famoso pela cultura do vinho tinto herdada dos imigrantes italianos, não poderíamos deixar de conhecer, e aproveitar, as principais vinícolas de região.
A vinícola São Miolo é a maior produtora de vinhos finos do país. Na visita, é possível conhecer as caves, os vinhedos, aproveitar a degustação e ainda, as opções de almoço e picnic ao ar livre.
Na vinícola, reconhecida por introduzir o enoturismo no Brasil, é possível agendar um almoço harmonizado com vinho, ou ainda, uma visita noturna especial pelas caves, além da tradicional visita com degustação.
Montanha, praia, vinho, gastronomia típica… viajar o Sul do Brasil de moto é realmente uma experiência única. Vem com a gente nesse roteiro incrível!