Roteiros Incríveis: Alasca de moto
31/03/2020
O estado americano Alasca é conhecido principalmente por baixas temperaturas e vida selvagem exuberante. Viajar pelo Alasca de moto é descobrir estradas isoladas, paisagens incríveis entre geleiras e montanhas e ter a possibilidade de entrar em contato com o lado mais inóspito da natureza. E é lógico que a HT Moto Turismo te leva por mais este roteiro incrível!
O destino
Apesar de ser o maior estado dos Estados Unidos, o Alasca é um dos menos habitados, com uma densidade populacional de 0,42 hab/km². Para se ter ideia, na cidade de São Paulo esse número é de 7.398,26hab/km². As principais e mais populosas cidades são Juneau (capital), Anchorage e Fairbanks, no sul do estado.
O extremo norte do Alasca é conhecido como “Terra do sol da meia noite”, já que o sol não se põe do início de maio até agosto, fazendo com o que o dia dure 24 horas. O outro extremo ocorre de setembro a janeiro, quando o sol praticamente não aparece.
O Alasca é território estadunidense desde 1867, quando foi comprado da Rússia por aproximadamente 7 milhões de dólares. No final da década de 1960 foi descoberta, no norte do estado, a maior reserva de petróleo do continente americano.
O roteiro
Aventurar-se pelo Alasca de moto não é para qualquer um: é preciso estar aberto a novas experiências, aguentar bem o frio e abraçar a natureza. Confira os principais destaques do roteiro da HT Moto Turismo!
Denali National Park
Lar de ursos pardos e negros, caribus, alces e carneiros selvagens, o Denali National Park também abriga a montanha mais alta dos Estados Unidos, o Monte McKinley, com 6.194 metros de altura. Denali, que significa “o mais alto” na língua atabasca, está localizado ao norte de Anchorage e é o maior parque do país.
No verão, oferece trilhas de caminhada e hiking, ciclovias, locais para pesca e camping, enquanto nos meses mais frios, a neve cria pistas de esqui, snowboard e outros esportes de inverno.
Dalton Highway e Prudhoe Bay
A Dalton Highway leva até a localização mais ao norte do continente americano que se pode chegar, rodando antes de atingir o Oceano Ártico: a Prudhoe Bay.
No caminho, pode-se ver a famosa Alaska Pipeline, um oleoduto com 1.280 km e oito estações de bombeamento que levam óleo cru até o porto de Valdez, no sul do estado.
Polo Norte – A cidade do Papai Noel
Localizada a 2.700 km do Polo Norte real, a pequena cidade de Polo Norte, no Alasca, tem uma população de pouco mais de 2 mil pessoas e a maioria trabalha em locais turísticos voltados à temática natalina.
A cidade é sempre enfeitada com luzes, estátuas e conta até com renas pastando ao ar livre ao lado de bonecos de neve. Em dezembro, as temperaturas podem chegar a até 30ºC negativos.
Além do Papai Noel, os turistas também procuram a cidade de Polo Norte para caçar e apreciar a famosa Aurora Boreal, um fenômeno ótico luminoso que ocorre em regiões polares.
Anchorage
Anchorage é a principal cidade do Alasca, com pouco mais de 300 mil habitantes. Localizada no centro-sul do estado, é famosa pela diversidade cultural e também por ser a entrada para áreas mais selvagens, como o Chugach State Park. É possível encontrar animais como alces, pequenos mamíferos e, em alguns casos, até ursos circulando pela cidade.
No verão, os dias em Anchorage duram 22 horas, enquanto no inverno, podem durar somente sete horas. Uma das principais atrações é o Lago Eklutna, cercado por montanhas e geleiras.
Animado para essa viagem? Converse com a gente para saber a próxima data e vamos juntos para o Alasca de moto!